Home NOTÍCIAS Dormir com o pet: descubra as vantagens e as desvantagens ...

Dormir com o pet: descubra as vantagens e as desvantagens

Dormir com o pet é um hábito que gera muitas dúvidas. Por exemplo, sobre esse costume atrapalhar o sono ou até mesmo prejudicar o pet.

153
0
Dormir com o pet
Dormir com o pet

Dormir com o pet é um hábito que gera muitas dúvidas. Por exemplo, alguns pais de pets têm dúvidas sobre esse costume atrapalhar o sono ou até mesmo prejudicar o animalzinho. Portanto, é fundamental analisar os dois lados da questão: o seu e o do seu companheirinho. De acordo com especialistas, noites de sono ao lado do tutor, na verdade, são muito benéficas para os pets.

Durante o sono, o animal fica totalmente vulnerável. Logo, se o seu bichinho fica à vontade dormindo na sua cama, isso significa que ele confia muito em você. Além disso, se você tem esse hábito, provavelmente, você e o seu pet criaram um laço muito forte. Dormir com você é uma maneira do seu animalzinho demonstrar isso.

A sensação de aconchego também é recíproca. Ademais, até mesmo a sua saúde acaba sendo beneficiada. Afinal, o cérebro libera transmissores que deixam esse momento agradável e confortável, tanto para o dono quanto para seu amigos de patas. Essas vantagens, normalmente, são mais comuns para pets caninos e felinos.

Vantagens e desvantagens de dormir com o pet

Agora, vamos focar no lado dos tutores. Será que uma noite de sono ao lado do pet faz bem? Segundo alguns especialistas mais tradicionais, as vantagens podem não ser tantas para você. Eles afirmam que esse costume pode comprometer o seu sono. Contudo, isso tem um bom motivo. Alguns pets podem fazer barulhos, se mexer e, consequentemente, acordá-lo.

O dormir dos bichinhos é diferente do nosso. Isso quer dizer que é comum que eles acordem várias vezes durante a noite. Então, essa dinâmica pode prejudicar os tutores. Essa questão vai muito além. Afinal, o nosso cérebro pode ser despertado com tanta facilidade, que nós mesmos não nos damos conta.

Esses acontecimentos são prejudiciais porque comprometem o estágio mais intenso das suas noites de sono. E não para por aí. O hormônio do estresse também pode ser liberado nesses momentos. Assim, o sono pode ficar ainda mais leve. Entretanto, se você não gostou dessas informações, temos um posicionamento diferente.

Este, por sua vez, baseado em estudos internacionais recentes. Os dados revelam que o hábito de dormir com o pet, na verdade, pode ser muito bom para alguns tutores. Especialmente para pessoas ansiosas e depressivas, uma noite de sono ao lado do seu bichinho pode ser uma ajuda e tanta.

Afinal, os pets são fofos, quentinhos e proporcionam a sensação de conforto. Segundo uma pesquisa feita em 2017, nos Estados Unidos, com pessoas que buscam mais qualidade no sono. De acordo com o relatório, um número superior a 50% de entrevistados revelou que os pets não os incomodam e, muitas vezes, podem até mesmo ajudá-los a dormir melhor.

Apenas 20 a cada 100 participantes afirmaram que os bichinhos podem deixar o sono mais leve e fazer com que eles acordem mais vezes. Contudo, outra pesquisa, realizada no mesmo ano, usou a tecnologia para monitorar tutores e pets. Confira a seguir mais revelações sobre o costume de dormir com o pet.

Monitoramento do sono de alta tecnologia

A pesquisa consistiu em equipar os tutores e os pets com monitores de sono. Esses aparelhos servem para avaliar a intensidade do sono. Surpreendentemente, as pessoas que deixavam os pets dormirem na cama tiveram boas noites de descanso. Em contrapartida, o dormir piorou quando essas pessoas colocaram os companheirinhos no chão. Ainda que eles soubessem que os companheirinhos também estavam confortáveis.

Além de todas essas vantagens para os adultos, uma criança que dorme com seu bichinho também dorme melhor. Uma pesquisa internacional feita no ano passado revelou esses dados. A pesquisa usou alta tecnologia para rastrear a qualidade do sono das crianças. 30% delas dormiam com os pets. O resultado mostrou que esse grupo não sofreu alterações nas noites de sono.

Portanto, esses dados mostram que dormir com o seu pet não altera as noites de descanso dos humanos. E podem até mesmo ajudar a ter momentos mais agradáveis. Alguns estudiosos afirmam que a psicologia também mostra que esse hábito gera mais conforto. Afinal, os tutores se sentem mais confortáveis por saberem que os bichinhos estão seguros e bem ao seu lado.

Dormir com o pet

Dicas para saber se dormir com o pet pode ser benéfico para você

Antes de tudo, é preciso saber se esse costume pode ser vantajoso para vocês. Isso depende da intensidade do seu sono e do sono do seu amiguinho. Além disso tudo depende do tipo de pet que você tem. Por exemplo, os cachorros são mais tranquilos no período da noite. Entretanto, os bichanos são seres da noite.

Nesse sentido, se você tem o sono mais leve, dormir com o seu gatinho pode não ser uma boa ideia. Afinal, se ele se movimentar mais à noite, prejudicará o seu sono. O mesmo acontece com o outro lado. Por exemplo, se você se mexer muito durante a noite e o seu pet for mais quieto, desta vez, você é quem atrapalha o sono do seu amiguinho.

Outro fator importante é a temperatura. Afinal, alguns pets adoram ficar debaixo das cobertas juntinho com você. Nesse caso, dormir com o pet aquece o ambiente. Dessa forma, haverá desconforto para você pegar no sono. Afinal, dormimos melhor com o clima um pouco mais frio do que 20 ºC. Logo, não há segredos para saber se a solução funciona para vocês a não ser, fazer testes. Dessa forma, você saberá o quão vantajoso ou prejudicial é esse costume para ambos.

Quando dormir com o pet pode não ser uma boa ideia para você

A ciência moderna mostra as vantagens desse costume. Contudo, ele pode prejudicar alguns grupos específicos de tutores. Por exemplo, aqueles que sofrem com a insônia ou outros distúrbios durante a noite. De acordo com especialistas, esses problemas são comuns e, ter o pet junto com você, pode intensificá-lo. Portanto, se você faz parte desse grupo, coloque seu pet em um cantinho seguro e confortável, mas longe de você.

Afinal, a falta de um sono reparador pode causar queda de desempenho, déficit de aprendizado, memória e distúrbios de concentração. O pet não necessariamente deixará esse quadro muito intenso. Contudo, poderá causar uma leve queda na intensidade do seu sono. Portanto, pense bem antes de criar o reconfortante hábito de ter longas noites de descanso (ou não) ao lado do seu companheirinho.

Previous articleSaiba os pontos mais dolorosos do corpo para tatuar
Next articleSaiba o que desejo por alimentos específicos diz sobre a sua saúde

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here